O Centro de Espiritualidade Redentorista (CER)
é uma proposta de evangelização dos Missionários Redentoristas em Portugal,
com o objectivo de promover
- o aprofundamento da Fé
- o conhecimento esclarecido das Escrituras e da Tradição Cristã
- e a iniciação à Vida Espiritual, segundo o Carisma Redentorista.

 

O CER é uma Associação Pública de Fiéis constituída pela Província Portuguesa da Congregação do Santíssimo Redentor e colabora com a missão de toda a Província. A sede é em Vila Nova de Gaia, no nosso Seminário de Cristo Rei, onde, aliás, decorrem quase todas as actividades do nosso programa.

Desde o princípio, procuramos que as ofertas do CER seja variadas e para todos. O CER organiza Retiros de fim-de-semana, Palestras, Ciclos de Estudos, Serões de Poesia, Concertos de Oração, etc. Ultimamente, temos vindo a dar ainda mais importância à dimensão formativa do nosso programa, optando por um itinerário de Formação Teológica para Leigos. Este itinerário tem sido feito através de vários Cursos, modelo que continuaremos a desenvolver ainda nos próximos anos, estendendo até a modelos de formação mais sistemática e contínua. 

Neste ano de Jubileu da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco, sentimo-nos especialmente convocados a responder ao seu apelo fraterno de “anunciar a infinita misericórdia de Deus, que nunca Se cansa de perdoar”. Este desafio faz parte do nosso ADN carismático, uma vez que o Lema da Congregação é um versículo final do Salmo 130 que é exactamente a expressão dessa confiança: “Junto do Senhor há Misericórdia, e com Ele há Abundante Redenção”.

Por esse motivo, o nosso Programa CER deste ano procura responder ao apelo de anunciar a Bondade Entranhável de Deus a toda a gente, e oferecer a amizade com o Deus das Misericórdias como uma experiência de Redenção para a liberdade filial.