Todos os Cursos se realizam no Seminário de Cristo Rei, em Vila Nova de Gaia.
As sessões começam pontualmente às 21.30h e terminam, no máximo, às 23h.
Para outras informações e inscrições: cer@cssr.pt

 

 

Curso: Dos Actos de Jesus aos Actos dos Apóstolos

21-23-25 novembro 2016

 

 

Curso: Os Actos de Jesus em Actos dos Apóstolos

30-31 janeiro / 6-7 fevereiro / 13-14 fevereiro 2017 

 

 

 

 

 

 

 

 

JÁ ACONTECEU ESTE ANO...

 

Curso 2: Espiritualidade e Oração II

18-19 janeiro 2016 | 25-26 janeiro 2016 | 1-2 fevereiro 2016

Este Curso será a continuação do último Curso CER do ano passado. Nesse fizemos, sobretudo, uma história da Espiritualidade Cristã, e deixámos no final a promessa de, neste ano, continuarmos com uma segunda parte.  Desta vez, percorreremos as veredas da Oração: a novidade da maneira como Jesus rezava, o fundamento bíblico e a teologia da Oração Cristã, alguns métodos da nossa tão longa e variadaTradição, a riqueza e a intuição das linguagens místicas, a disciplina pessoal e umas quantas “dicas” e estratégias para quem está a iniciar-se na arte da Oração, a importância da Meditação, etc.

 

 

Curso 3: Espiritualidade e Conversão

7 março 2016 | 9 março 2016 | 11 março 2016

Se déssemos um subtítulo a este Curso, seria o seguinte: “Espiritualidade Prática”. O risco de qualquer Espiritualidade é sempre reduzir-se a um mero “espiritualismo”, feito de ideias e intenções. A autenticidade de qualquer Espiritualidade confirma-se na energia de Conversão que é capaz de gerar. Por isso, neste Curso vamos trabalhar o discernimento espiritual e alguns mecanismos práticos de mudança. O campo de trabalho será a Pessoa Humana enquanto entretecido de relações, emoções, decisões, reacções e comportamentos.

 

 

 

Curso 4: O Deus das Misericórdias: um perCurso Bíblico

13-14 junho 2016 | 20-21 junho 2016 | 27-28 junho 2016

O último Curso CER deste Ano Jubilar da Misericórdia será consagrado ao tema da Misericórdia tal como aparece na narrativa bíblica. Será como desfiar lentamente o fio condutor da bondade de Deus, contada de tantas maneiras na Escritura. Aprofundaremos a Fé que nasce da metáfora bíblica das “misericórdias”, tradução latina da expressão hebraica “rahamim”, que indica as “entranhas” de Deus. Um Deus cujas entranhas se revolvem: quando, por quê, e o que acontece por causa disso?

E a que nasce de Jesus de Nazaré, claro, o Filho das Entranhas de Deus, rosto intacto da Sua Bondade e Misericórdia em Carne Viva.