Somos Missionários Redentoristas, uma Família Missionária na Igreja que existe para o seguimento de Jesus no anúncio explícito do Evangelho como Boa Notícia de Redenção. O nome oficial é Congregação do Santíssimo Redentor, pelo que a sigla com a qual nos identificamos é “C.Ss.R.” Nascemos em 1732, em Nápoles, pela inspiração carismática de Santo Afonso Maria de Ligório.

Num contexto religioso fortemente marcado pelo rigorismo moral e a obsessão pelo pecado e pela culpa, nascemos para ser Missionários da Misericórdia e do Perdão. Esse é o sentido profundo da Redenção: a libertação radical de tudo o que escraviza o ser humano e o impede de ser feliz. 

Desde as origens, por isso, o mote da Congregação têm sido os versículos finais do Salmo 130: “…mas, junto do Senhor, encontra-se Misericórdia; perto dEle, abunda a Redenção.”

Este salmo é a oração angustiada de alguém em profundo sofrimento. Não por acaso é conhecido como o “de profundis”, isto é, “desde as profundezas”: “Desde as profundezas do abismo chamo por Ti, Senhor…”

Mas, se este começo do salmo nos mostra até onde pode chegar a nossa solidão e o nosso desespero, o final dele mostra-nos onde chega sempre a ternura de Deus, que nos “liberta de todos os pecados”, porque Deus não desiste de nos querer bem. Existimos para anunciar este Amor capaz de nos resgatar. Por isso, os destinatários preferenciais da nossa missão são os últimos. E, mais do que destinatários, estamos chamados a fazer deles os nossos companheiros e parceiros de missão, tornando-nos verdadeiramente Missionários com os Últimos. Contar com quem não conta. Evangelizar os pobres e ser evangelizado por eles.

De maneira particular, estamos chamados a criar alternativas evangelizadoras de maneira a chegarmos perto daqueles para quem a linguagem da Igreja se tornou hermética ou distante, e também nos sentimos impulsionados a recriar com ousadia o anúncio de Jesus para aqueles que nunca receberam o Evangelho como “Boa Notícia!”.

É por esse motivo que a narração evangélica de Lc 4, 16-21, em que Jesus anuncia o seu Programa Messiânico com as palavras antigas do Profeta Isaías, é considerado por nós como “Texto Fundacional” e contínuo ponto de referência para as nossas opções evangelizadoras.

Somos Missionários da Alegria e da Abundância de Deus em todo o mundo. Neste momento, somos cerca de 5000 confrades espalhados por todos os continentes, em quase 90 países, e uma incontável multidão de homens e mulheres que colaboram connosco na Missão e na Alegria do Evangelho, formando a grande Família Redentorista.