É com a sigla PIM que a Congregação fala da “Parceria na Missão” entre Redentoristas e Leigos. Em todo o mundo no qual os Redentoristas realizam o seu apostolado, esta Parceria está a ser desenvolvida. Evidentemente, em tantas formas diversas quanto são diversas as culturas e possibilidades de cada região. 

"A colaboração fundamenta-se na partilha, por parte dos leigos, da missão própria da comunidade redentorista. A secularidade e os carismas e competências específicas dos leigos contribuirão para dar à evangelização da comunidade redentorista uma encarnação e significado mais claro. A comunidade redentorista colocará à disposição dos leigos a riqueza e a fecundidade do seu património espiritual e material. Desse modo o dinamismo apostólico poderá receber maior impulso e ser mais incisivo."

(n. 13 do Documento "A Colaboração da Comunidade Redentorista com os Leigos", do Governo Geral da CSSR)

 

Em Portugal também estamos envolvidos com esta Hora Missionária de darmos definitivamente as mãos. São tantos os Amigos dos Redentoristas e, nas nossas Comunidades, são tantos os Leigos Cooperadores Redentoristas! Só podemos sentir-nos agradecidos. Mas também desafiados. Desafiados a criarmos juntos caminhos de missão válidos para o nosso tempo e os lugares em que estamos. 

Por isso estamos comprometidos com a elaboração de um Projecto Formativo para Missionários Leigos do Santíssimo Redentor de maneira a concretizar todos os passos necessários e propostos pela Congregação. Neste momento, o primeiro grupo que está a trabalhar nesta Parceria na Missão, segundo os passos que a Congregação propôs, reune-se na Comunidade Redentorista do Porto e empenha-se no trabalho missionário que acontece nessa Comunidade, na Comunidade de Gaia e noutras também às quais são enviados para acompanhar grupos de Leigos Redentoristas ou Jovens Redentoristas.

Estamos envolvidos no processo de Parceria na Missão com as outras Províncias Redentoristas da Conferência Europeia e, especialmente, com a Província de Espanha, onde esta realidade já iniciou há alguns anos. 

  

"Os Missionários Leigos do Santíssimo Redentor são fiéis leigos (homens ou mulheres, casados ou não), de fé madura e testemunho coerente que, chamados pelo Espírito a seguir Cristo Redentor mais de perto,

- decidem participar da espiritualidade e da missão da comunidade redentorista;

- escolhem uma forma estável de associação, isto é, de colaboração e de participação em sua vida apostólica;

- empenham-se em actuar a missão redentorista como leigos, isto é "em suas condições de vida, em seus deveres ou circunstâncias e por meio de todas essas coisas" (cf. LG, n. 41)

 

(n. 43 do Documento "A Colaboração da Comunidade Redentorista com os Leigos", do Governo Geral da CSSR)